Política

Presidente de Honduras diz que vem à posse de Lula e retomará financiamento do BNDES para represas em seu país

01 DEZ 2022

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, anunciou que virá ao Brasil para posse de Lula da Silva (PT) como presidente da República, em 1º de janeiro de 2023.

No vídeo divulgado pela secretaria de comunicação hondurenha, ela informa também que negociará a retomada de empréstimos do país com o BNDES para a construção das represas de Los Llanitos e Jicatuyo.

Pois bem

As duas usinas hidrelétricas possibilitarão cerca de 30% da energia necessária para abastecer o país. 

Lembrar que em fevereiro de 2012, segundo ano do governo Dilma Rousseff (PT), uma delegação de seis ministros e empresários de Honduras, liderada pelo então chanceler Arturo Corrales, veio ao Brasil negociar financiamentos para obras das hidrelétricas de Los Llanitos e Jicatuuyo, então contratadas com a Odebrecht. 

Também solicitou a retomada do projeto da represa de San Fernando, para abastecimento de água da região da capital, Tegucigalpa, com custos estimados em 600 milhões de dólares. Para a obra, a  Andrade Gutierrez já havia pedido empréstimo de US$ 271 milhões ao BNDES.

Mais

Na lista também estava o canal seco, na época a ser realizado por um consórcio entre OAS e Queiroz Galvão, com custo em torno de de 219 milhões de dólares, com aporte estimado de US$ 145 milhões do BNDES.

Em tempo

Xiomara Castro disse que a proposta de cooperação internacional foi planejada ainda nos anos 2000 pelo seu marido, Manuel Zelaya, afastado do poder por militares em um golpe de Estado no ano de 2009. Veja abaixo do vídeo o gráfico com informações de devedores internacionais, publicado no site do BNDES.



O gráfico 


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias