Política

Rafael Motta reforça solicitação para uso de hospitais militares por civis

07 ABR 2021

Foto: Fábio Barros

O deputado federal potiguar Rafael Motta (PSB) enviou hoje (7) novo ofício ao Ministério da Defesa solicitando a abertura de hospitais militares para o atendimento de civis infectados pelo novo coronavírus. 

Segundo o parlamentar, relatório do ministério enviado ao TCU mostra que 85% dos leitos militares estão vazios, enquanto a população civil sofre com a falta de UTIs.

O primeiro pedido foi em março de 2020, no início da pandemia, prevendo que o Brasil enfrentaria situação crítica. Em maio, o ministério negou a possibilidade, sob o argumento de que o uso exclusivo dos hospitais militares se deve ao fato que o serviço é custeado pelos mesmos. Mas,RM contra-argumentou que, segundo dados do TCU, as unidades consumiram cerca de R$ 2 bilhões do Orçamento Federal.

Disse o parlamentar:

- O novo pedido apela à sensibilidade do novo ministro nesse momento da pandemia em que o Brasil perde mais de quatro mil pessoas vítimas da Covid-19 diariamente. O nosso medo no início da pandemia foi superado em muito e precisamos somar todos os esforços nessa batalha.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias