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Sebrae difunde tendências do varejo apontadas em evento nos EUA

31 JAN 2024

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Quem possui negócios no setor comercial sabe, vende mais aqueles que estão em sintonia com os anseios e hábitos dos consumidores. E um dos eventos que condensam os principais comportamentos de consumo em todo o mundo e apresentam, ainda no início do ano, as tendências que devem ditar os rumos do varejo a curto e longo prazos é a NRF Retail’s Big Show, o maior e mais relevante do segmento no planeta. Organizado em missão promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, um grupo de empresários e especialistas da instituição participaram da edição 2024 da NRF Retail‘s Big Show, que ocorreu em janeiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A feira norte-americana foi realizada entre os dias 14 e 16 de janeiro, e é considerada o maior e mais importante evento do varejo mundial, chagando a reunir cerca de mil expositores e 40 mil participantes. É importante porque, além de se debruçar sobre as questões do varejo, também aponta as tendências de consumo do mundo, embora seja o maior evento do segmento varejista, pontua a direção de como o mercado consumidor de um modo geral vai se comportar pelos próximos anos.

O RN esteve representado por uma comitiva de empresários, que participou das discussões e análises durante o evento. O Sebrae no Rio Grande do Norte organizou, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal, uma missão internacional à NRF Retail‘s Big Show 2024. A delegação potiguar foi composta por 20 integrantes, entre equipe técnica e empresários. A missão reuniu representantes das empresas Matersol, Faz Contato, Homeofórmula, Nutrivida, Maré Móveis, Morais Rocha Arquitetura Comercial e Jarauto. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, e o presidente da CDL Natal, José Lucena, acompanharam o grupo, encabeçado pela analista técnica do Sebrae-RN, Jéssica Barros, e o gerente da Agência Sebrae no Agreste, Leonel Pontes, além de membros da diretoria da CDL Natal.

Paralelo ao evento, a comitiva participou de agenda de compromissos, incluindo visitas técnicas a empreendimentos situados na Quinta Avenida, considerada a rua mais luxuosa da Ilha de Manhattan em função da alta concentração de grifes famosas, e na Sétima Avenida, que cruza Nova Iorque de norte a sul e se configura como importante polo da indústria da moda, abrigando diversas lojas, ateliês, showrooms e escritórios de estilistas renomados. O grupo também teve agendamentos a empresas varejistas do Brooklyn, Chelsea e Times Square, coração financeiro da América.

Todo o conteúdo absorvido na missão agora será compartilhado com empresários locais com a realização de um circuito de eventos Pós NRF, que vai percorrer várias cidades do Rio Grande do Norte para levar essa experiência àqueles que atuam no varejo. O primeiro ocorre já nesta quarta-feira (31), às 19h, na Agência Sebrae Grande Natal, com lotação esgotada, em que estão inscritos 90 participantes. No entanto, esse mesmo evento será realizado em cidades de várias regiões do estado. O calendário será divulgado nos próximos dias.

Rumos do varejo

Para os empreendedores que não foram à NRF Retail's Big Show 2024, participar dos eventos do circuito é importante para alinhar o planejamento do negócio com as tendências que devem ditar o ritmo do consumo pelos próximos anos. A maior feira do varejo mundial definiu, em resumo, pelo menos cinco principais práticas que os empreendimentos do varejo devem estar em sintonia.

Um deles é a digitalização da loja. Ou seja, a transformação da loja em um canal digital real, o que já vem acontecendo. A inteligência artificial foi o tema que predominou na maioria das conferências, indicando que os negócios deverão cada vez mais recorrer a ferramentas de AI para otimizar conteúdos e ações de marketing para ampliar as vendas.

Outra tendência tem a ver com a construção de marca. Segundo os especialistas que proferiram palestras na feira, o empenho e preocupação de pequenos, grandes e gigantes varejistas em construir uma conexão emocional com seus clientes. Em relação ao ESG, a tendência irreversível é empresas se ficarem mais em questões ambientais, sociais e de governança. E por fim, os fundamentos do negócios, com empresas se concentrando em melhorar a eficiência operacional e a rentabilidade.

Esses grupos de macrotendências estarão no centro das discussões durante o circuito. De acordo com Jéssica Barros, a Pós-NRF será uma oportunidade imperdível de entender como essas questões vão definir o sucesso daqueles empreendedores que desejam se manter firmes no topo das vendas do varejo.

“Vamos trocar vários insights, que serão recebidos em primeira mão pelo público local, com a divulgação nos Estados Unidos das primeiras pesquisas da Euromonitor e da WGSN, empresas renomadíssimas que apresentaram as tendências para o mercado consumidor global, assim como os insights de grandes marcas varejistas mundiais”, adianta Jéssica Barros.

A especialista do Sebrae complementa a importância de empresas potiguares do segmentos estarem atentas a essas temáticas. “Hoje a gente tem públicos cada vez mais diversos que não se conectam apenas por serem parecidos em uma faixa de idade, mas se conectando por estilo de vida parecido. Atualmente, as pessoas querem ter filhos mais tarde, estão cuidando mais da saúde e do meio ambiente. As marcas precisam se conectar também com o estilo de vida desses consumidores, hábitos de cada faixa de idade e gênero e afins, porque tudo tem sido muito volúvel e muito fluido”.

Os debates serão conduzidos por Jessica Barros, Leonel Pontes e Marcela Cabral, além dos empresários integrantes da missão. “A proposta é estimular esses empresários , também a compartilhar seus insights práticos. Será empresário falando para empresário”, finaliza a analista.

Autor(a): BZN



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