18 MAI 2022
O Senai no RN (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Neoenergia Cosern abrem hoje (18) inscrições para a seleção do primeiro curso de eletricistas em Natal com vagas exclusivamente para mulheres.
As aulas do curso, gratuito, será no CTGAS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis),referência do Senai no Brasil em educação profissional para o setor de energia, cadeia produtiva do hidrogênio e as indústrias do gás.
As começam quando agosto chegar. Inscrições estão abertas no site do Senai - clique aqui.
Vagas
São 27 vagas. O processo seletivo inclui provas de Português, Matemática e Redação, além de etapas com avaliação psicológica e entrevista técnica com as candidatas.
Para participar é preciso ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D.
A expectativa com a ação é formar profissionais aptas a atuar como eletricistas no mercado de trabalho de forma geral ou como contratadas para vagas na Neoenergia.
Atualmente, a predominância é de homens nesse tipo de ocupação.
Diz Márcio Caires Vasconcelos, diretor presidente da Neoenergia Cosern:
- O objetivo é ampliar a presença feminina na operação e incentivar a igualdade de gênero dentro da empresa, que já conta com 22 mulheres atuando como eletricistas de rede em todo estado.
Rodrigo Melo, diretor regional do Senai, do ISI-ER e do CTGAS-ER, observa que o programa está alinhado a estratégias do Senai relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que preveem, por exemplo, educação de qualidade, redução das desigualdades e igualdade de gênero.
Considera:
- O desenvolvimento de uma sociedade passa pela participação de todas as pessoas no processo de desenvolvimento econômico e o setor de energia, no qual a Neoenergia está inserida, tem sido um dos alavancadores do desenvolvimento do estado. A iniciativa da Neoenergia junto com o Senai, formando uma turma só de mulheres, é coerente com o momento que a gente vive e contribui, certamente, para que o desenvolvimento não passe apenas pela participação de alguns.
Em tempo
A parceria entre a Neoenergia Cosern e o Senai-RN para formação de eletricistas existe há cerca de cinco anos e já qualificou mais de 300 profissionais.
Autor(a): Eliana Lima