31 JAN 2024
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Escola Superior de Saúde Pública do RN (ESPRN), e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão ofertando, em parceria, o mestrado profissional em saúde da família (Profsaúde) com 12 vagas. As inscrições estão abertas até 19 de fevereiro, exclusivamente online, pelo email profsaude@mestrado.uern.br e de acordo com as orientações do edital, que está disponível no site do Profsaúde e da UERN.
O mestrado é gratuito e faz parte do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família em rede nacional da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), ofertado em 45 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz. No Rio Grande do Norte as vagas são ofertadas na UERN, por meio de parceria com a Fiocruz, Abrasco, Ministério da Saúde e ESPRN.
As 12 vagas ofertadas no RN são para profissionais da atenção primária à saúde que estejam atuando há pelo menos 12 meses nas seguintes formações: assistentes sociais, profissionais com bacharelado em educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
"É uma iniciativa de extrema importância para o aprimoramento profissional nas áreas diretamente relacionadas à atenção primária à saúde", ressalta o enfermeiro Glauber Weder, coordenador de enfermagem da UTI Covid no Hospital Giselda Trigueiro e professor colaborador do Profsaúde.
Por tratar-se de um mestrado profissional, será ofertado na modalidade híbrida, com disciplinas em ambiente virtual de aprendizagem, com nove encontros presenciais durante o curso, que terá duração total de 24 meses. Mais informações sobre o programa, linhas de pesquisa e disciplinas podem ser acessadas no site do Profsaúde e demais informações no Sigaa da UERN.
Autor(a): BZN