17 SET 2024
Quando vemos viagens e eventos promovidos pelo governo estadual, sem falar nas narrativas de muitas realizações, causa o caos na saúde pública do Rio Grande do Norte.
E o extremo do descaso com a vida.
Pois bem!
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que, com o auxílio da Procuradoria Geral do Estado, vai recorrer da decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal de determinar o bloqueio de R$ 2.146.607,52 de uma conta única do governo para a realização, urgente, de cirurgias urológicas de 48 pacientes que estão na iminência de perder os rins.
Segundo a Tribuna do Norte, a decisão da Justiça ocorre após uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do RN (MPRN) e pela Defensoria Pública do Estado (DPE-RN) diante de uma lista de 266 pacientes no aguardo de procedimentos. “Destes, 48 foram considerados prioritários que necessitam urgentemente de cirurgia a partir de riscos graves, como perda de rins e necessidade de hemodiálise”.
À Tribuna do Norte, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia no RN (SBU-RN), Rafael Pauletti, disse que a decisão é vista com “bons olhos” a partir da forte necessidade desses pacientes graves e que não podem esperar longos anos para a realização desses procedimentos. “São pessoas que têm a próstata crescida, que têm dificuldade para urinar, que também não dá para esperar quatro, cinco anos para operar. Está se percebendo que não tratar esse paciente vai complicar o quadro ainda mais e vai ficar mais oneroso para o Estado”.
Autor(a): BZN