Polícia

Sesed reforça pedido para inclusão de agentes de segurança no grupo prioritário de vacinação

23 MAR 2021

Foto: Ascom/Sesed

A Sesed (Secretaria Estadual de Segurança Pública) reforçou o pedido para que o governo federal inclua os agentes da segurança potiguar no plano nacional de vacinação contra a convid-19, em uma segunda carta, subscrita pelo secretário Francisco Araújo - membro do Consesp (Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública) - entregue ontem à noite (22) aos ministros da Saúde (MS) e da Justiça 

Segundo a Sesed, o Consesp quer que policiais de todo o país, assim como os demais servidores que atuam na área da segurança pública, possam ser incluídos na lista de prioridades para a vacinação contra a doença.

No documento, Araújo chama a atenção para a morte de 34 agentes de segurança em território potiguar, todos vítimas do novo coronavírus. “Quando elaboramos esta carta, o Rio Grande do Norte já havia perdido 27 agentes de segurança para a Covid. Porém, este número já aumentou para 34 casos. Foram 20 aposentados ou reservistas e mais 14 servidores da ativa que dedicaram a vida inteira a salvar o próximo,  mas que infelizmente padeceram diante desta triste doença. Diariamente, temos milhares de homens e mulheres que estão nas ruas, na linha de frente, combatendo a criminalidade e também enfrentando mais este inimigo, que é o coronavírus, e para isso precisamos da vacina como proteção”, destacou. 

Na carta do Consesp, os secretários ressaltam a situação de vulnerabilidade a que estão sujeitos os profissionais de segurança pública “na luta diária pela preservação da ordem pública e de combate à criminalidade, assim como, nas medidas sanitárias para controle da pandemia, que incluem, muitas vezes, a realização de procedimentos pré hospitalares de urgência realizados pelas forças policiais, somados ao transporte de enfermos entre estados e municípios, em face do esgotamento dos leitos em algumas localidades”

Ao ministro André Mendonça (Justiça), os secretários listaram a situação crítica que se encontram alguns estados. Além do RN, também foram relatados casos de grande mortalidade nos estados de Goiás, Acre, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. 

Em vários estados, de acordo com o Consesp, os governadores estão assumindo a responsabilidade por promover a vacinação de seu efetivo policial, justamente por conviver de perto com essa crise que tão intensamente alcança as formas de segurança. É o caso do Pará e Amazonas e do Distrito Federal. “Conforme visto, o cenário apresentado demanda grande atenção por parte do Poder Público. Os órgãos de segurança pública têm se colocado na linha de frente em ações essenciais para o combate à pandemia. Ao mesmo tempo, crescem as vítimas neste meio, colocando em perigo tais ações. E, além disso, movimentos classistas podem levar à paralisação dos serviços. A situação de crise é a mesma em todo o país, a reclamar uma resposta uniforme para todos os Estados, evitando-se assim que as forças de segurança sofram ainda mais os impactos da pandemia, ao ponto de inviabilizar o cumprimento de suas missões constitucionais”, descrevem no documento.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias