Turismo

Turismo em maio cresce 45,6% no Brasil. É a 14ª taxa positiva seguida

13 JUL 2022

Foto: Pexels

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (13) pelo IBGE, indica que o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 45,6%, na comparação de maio deste ano com o mesmo mês do ano passado. 

É a 14ª taxa positiva seguida, impulsionada, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, rodoviário coletivo de passageiros, serviços de bufê e agências de viagens, informa o Sistema Fecomércio do RN. 

Após 27 meses, o volume de receitas do setor de turismo alcançou, em maio, o nível pré-pandemia, com avanço mensal de 2,6%, segundo a . O resultado positivo, em plena baixa temporada, levou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a revisar a expectativa de crescimento anual do setor de 2,8% para 3,5%.

Segundo a entidade, essa reação tem se refletido no mercado de trabalho. Depois que a redução das atividades levou o setor a eliminar 529,2 mil vagas formais, um encolhimento equivalente a 15% da força de trabalho no segmento, recuperou 319,2 mil vagas entre outubro de 2020 e maio de 2022. No período, os destaques subsetoriais ficaram por conta das aberturas líquidas de oportunidades nas atividades de bares e restaurantes (+240,1 mil) e serviços de hospedagem (+63,5 mil). A expectativa da CNC é que o turismo brasileiro também restabeleça o nível de ocupação do período pré-pandemia a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada, encerrando 2022 com 314,6 mil postos de trabalho criados.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, lembra que a pandemia provocou prejuízos significativos para o turismo brasileiro. Apesar de os cálculos baseados nos números do IBGE indicarem perda acumulada de R$ 254,5 bilhões em relação ao nível pré-pandemia, a perda referente ao potencial de geração de receitas, considerando a tendência de crescimento que o setor apresentava antes do início da crise sanitária, foi ainda maior, de R$ 517,7 bilhões.

Diante disso, Tadros comemora as projeções. “Apesar do aumento recente de casos de covid-19, o fato de mais de 83% da população acima de cinco anos estar vacinada reduz significativamente a possibilidade de novas medidas restritivas, como aquelas implementadas em 2020 e início de 2021. O cenário é favorável para que o turismo avance no caminho da recuperação”, avalia.

Setor de serviços segue em crescimento

O sentimento de maior segurança em relação ao avanço do vírus também impactou positivamente o setor de serviços em maio, que registrou ganhos 8,4% acima do nível pré-pandemia. Os números da PMS apontaram um crescimento de 0,9% no volume de receitas do setor, em relação ao mês anterior, e de 9,2%, na comparação com maio de 2021, a 15ª expansão anual consecutiva. Os cinco grupos de atividades abordados na PMS apresentaram avanços mensais, destacando-se os serviços prestados às famílias (+1,9%) e os serviços profissionais e administrativos (+1,0%).

O economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, destaca que, diante do panorama mais favorável, a entidade revisou a previsão para a variação do volume de receitas do setor em 2022. A perspectiva anterior era de crescimento de 1,6% em relação a 2021 e subiu para 1,9%. “Apesar da aceleração de preços, a expectativa é positiva, tendo em vista a provável aprovação da PEC 16 e os consequentes recursos injetados na economia”, afirma o economista.

Autor(a): Redação



últimas notícias