18 JUL 2022
O fim de semana em Currais Novos, no Seridó do RN, foi concorrido com a 49ª edição da sua tradicional vaquejada, com R$ 120 mil em prêmios.
Com raízes curraisnovenses, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB, marcou presença.
No seu mandato de presidente, a ALRN elaborou um Projeto de Lei que reconheceu a vaquejada como elemento pertencente ao patrimônio cultural do estado e a regulamenta como atividade esportiva. O documento também proibiu os maus tratos aos animais.
Destacou Ezequiel:
- A vaquejada é raiz da nossa história, além de um grande gerador de emprego e renda para a nossa região. O Poder Legislativo sempre defendeu a causa, elaborando e votando leis que regulamenta a prática da vaquejada em todo Rio Grande do Norte.
Para o parlamentar, a vaquejada é um bem de natureza imaterial que integra o patrimônio cultural do estado, devendo, por isso, ser protegida para as atuais e futuras gerações, além de constituir-se em atividade esportiva.
No ano passado, a governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou a lei que institui o Passaporte Equestre para trânsito de equinos, asininos e muares no RN.
A nova legislação, autoria de Ezequiel, foi elaborada a partir de uma reunião entre os vaqueiros e representantes da atividade com os deputados estaduais.
Autor(a): Eliana Lima