Turismo

Vem aí o 1° Festival Gastronômico Eita Camarão Gostoso

03 NOV 2021

Finalmente, São Miguel do Gostoso vai ter seu festival gastronômico.

Trata-se do Eita Camarão Gostoso, que será realizado entre os dias 19 e 21 de novembro próximos. Este é um festival gastronômico descentralizado, com cada restaurante participando do evento em seu próprio estabelecimento, utilizando apenas um cardápio especial com pratos do festival.

Por ser um festival de camarão, obviamente cada restaurante participante utilizará o camarão como ingrediente em seu prato principal. Ao contrário de outros eventos gastronômicos, o Eita Camarão Gostoso terá preço único, de R$ 60,00, com entrada e prato principal, em todos os restaurantes participantes.

No caso de pequenos estabelecimentos,  como  as barracas do Tourinhos, o preço será de R$ 30,00, embora com porções menores. O Eita Camarão Gostoso é uma parceria entre a Aegostoso, associação dos empreendedores locais, e a Camanor, produtora de camarão do RN, com apoio da Prefeitura.

A quase 15 dias do início do evento, o Eita Camarão Gostoso já pode ser considerado um sucesso. Pelo menos 30 estabelecimentos da cidade, entre grandes e pequenos restaurantes, vão participar do festival. O Eita Camarão Gostoso deve atrair para a cidade grande quantidade de turistas.

O Eita Camarão Gostoso também está sendo um sucesso de mídia. Praticamente todos os veículos de comunicação do RN já divulgaram o evento. O festival também tem conta no Instagram, o #eitacamaraogostoso, que você poderá acessar para acompanhar o evento.

Potiguar é comedor de camarão

Além do camarão ser muito apreciado pelos amantes da boa gastronomia, este tipo de fruto do mar também está associado à história, à origem e a gastronomia do Rio Grande do Norte. O adjetivo gentílico “Potiguar”, que define pessoas nascidas no RN, significa, na língua tupi, “comedor de camarão”.

Então, nada mais oportuno do que São Miguel do Gostoso escolher o camarão como ingrediente principal do seu primeiro festival gastronômico. A ideia é que o Eita Camarão Gostoso consolide a excelência da gastronomia local, podendo ser realizado todos os anos.

O festival gastronômico de São Miguel do Gostoso começa no dia do encerramento da Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que ocorrerá em Natal, entre 16 e 19 de novembro. Com isso, muitos participantes da Fenacam virão à cidade participar do Eita Camarão Gostoso e conhecer o turismo local.

A Camanor, uma das organizadoras do festival, vai participar da Fenacam. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso deve montar balcão de divulgação do evento no estande da Camanor.  Além disso, a Camanor está fazendo, em suas redes sociais, forte divulgação deste festival gastronômico.

A marca Eita Camarão Gostoso é forte e boa. E tem referências históricas, no fato de o povo nativo do Rio Grande do Norte ser considerado comedor de camarão. Com isso, o evento tem tudo para ser um sucesso, consolidando ainda mais a qualidade da gastronomia e do turismo de São Miguel do Gostoso.

Autor(a): Emanuel Neri
Fonte: Nobalacobaco



últimas notícias