15 ABR 2025
O vereador Leo Souza (Republicanos) fez uma denúncia, nesta terça-feira (15), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Natal (CMN). Segundo ele, o tomógrafo instalado no Hospital Varela Santiago, fruto de convênio com o Governo do Estado, está sendo subutilizado, atendendo apenas três pacientes por dia, quando teria capacidade de realizar até dez exames por hora.
De acordo com o parlamentar, o motivo é a lentidão do sistema de regulação estadual, que estaria impedindo que o equipamento seja aproveitado em sua totalidade, o que afeta diretamente crianças que aguardam diagnósticos urgentes. “O tomógrafo é de última geração e está lá, operando, pronto, mas por falta de um servidor para autorizar a regulação, crianças seguem sem diagnóstico. Isso é inadmissível. Se tem um tomógrafo em convênio com o Estado, não faz sentido deixar a população esperando e são várias mães que estão nessa fila”, disse.
O vereador sugeriu que a governadora Fátima Bezerra (PT) talvez nem esteja ciente do problema e cobrou uma solução imediata. “Não acredito que seja por maldade, mas é inaceitável que falte vontade ou gestão para resolver isso. Se não tem dinheiro para pagar, que pendure. Com saúde não se brinca, não se economiza.”
Leo Souza também relatou que em visita a Unidades Básicas de Saúde de Natal constatou a falta de materiais básicos como esparadrapo e atadura. No entanto, após procurar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o titular da pasta, Geraldo Pinho, informou que já está em andamento uma compra emergencial para suprir a necessidade. “Isso não vai resolver os problemas da saúde, mas precisamos de respostas rápidas para essas questões, porque o povo precisa e a doença não espera”, finalizou.
Autor(a): BZN