Polícia

Ficco deflagra operação contra facção criminosa que lavava dinheiro em Natal

23 JUL 2025

Foto: Polícia Federal

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (Ficco/RN) deflagrou, nessa terça-feira (22), a Operação Magma 2, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro operado por integrantes de uma facção criminosa oriunda do Rio de Janeiro e com atuação de liderança na Bahia.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no bairro de Ponta Negra, em Natal, e um mandado de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Um dos investigados segue foragido. O Poder Judiciário também determinou o bloqueio de contas bancárias vinculadas a nove pessoas físicas e jurídicas.

Segundo a investigação, os alvos comandavam a facção remotamente, mantendo uma vida de luxo em Natal, enquanto operavam uma rede sofisticada de lavagem de dinheiro com movimentação estimada em R$ 26 milhões. O esquema envolvia empresas de fachada, identidades falsas e uso de “laranjas” para ocultar a origem dos recursos.

Um dos investigados utilizava pelo menos três documentos falsificados, dois expedidos no Pará e um no Rio Grande do Norte, para abrir e movimentar contas em seis bancos diferentes. Em apenas uma dessas contas, no período de janeiro a outubro de 2023, foram registrados créditos e débitos superiores a R$ 17 milhões.

Além do envolvimento com lavagem de dinheiro, o investigado foragido tem três mandados de prisão expedidos pela Justiça da Bahia, sendo dois por tráfico de drogas e um por homicídio. O uso de identidades falsas também visava driblar a aplicação da lei penal.

A Ficco/RN é composta por forças de segurança federais e estaduais: Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Civil do RN e Polícia Penal do RN, atuando de forma coordenada no enfrentamento ao crime organizado no estado.

Autor(a): BZN



últimas notícias